Menu

14 de julho de 2011

La Pioggia

Daqui da sala do Musica per Bambini, enxergo o Rio Guaíba, não mais a cidade de Guaíba, que está escondida pela chuva que não para de cair nem por um segundo. Uma das atividades mais bacanas que aprendi com a Profe Esther tem tudo a ver com esse clima. Com balões coloridos, fazemos uma chuva de balões.

Antônio Vivaldi é o compositor da obra que usamos. Compôs quatro Concertos para violino e orquestra, cuja reunião se chama As Quatro Estações (do ano de 1723). Cada concerto leva o nome de uma estação e tem três movimentos. No concerto chamado Inverno, tem um movimento cujo nome é La Pioggia, ou... Chuva. Para compor estes concertos, a grande inspiração foram certos poemas e olha só o da Chuva:

Passar al foco i dì quieti e contenti
Mentre la pioggia fuor bagna ben cento




Gostaram?

5 de julho de 2011

Musica e il corpo

Caros amigos!

No último domingo, a Profe Paula participou de uma experiência genial. Sempre em busca de novas ferramentas para levar aos pequenos do Musica per Bambini, acabo por me surpreender sempre em como volto renovada, transformada e feliz de aprender e brincar com música. O que aconteceu neste fim de semana foi uma vivência fora de série proporcionada pelo Núcleo de Estudos e Vivência em Música Corporal do Rio Grande do Sul. É um grupo de ávidos por música que brota do próprio corpo da gente, música que se cria e se executa a partir deste grande instrumento que temos à disposição 24 horas por dia. Quem liderou a vivência foi um convidado mais do que especial, o músico Stênio Mendes. músico e pesquisador de música orgânica e percussão corporal.

Durante a tarde, brincamos de fazer sons com o corpo, mãos, pés, boca, bochecha e todo o resto. As brincadeiras sensibilizam o ouvido, que passam a notar a diferença entre palmas abertas e fechadas, bater com as mãos na coxa, na barriga ou no peito. Ora, ora... os "meus" bambini já adoram fazer isso! As crianças, realmente, sabem o que é bom nessa vida, não é mesmo?

As fotos que posto a seguir são o retrato (literalmente) da descontração do ambiente. Se você é professor (músico ou não), pode se interessar em participar da iniciativa. Para isso, entre em contato com o pessoal pelo Facebook do Núcleo.

Um pedaço lindo da turma

Um pedaço louco da turma

Um pedaço aconchegante da turma

Obrigada Patrícia Kebach!