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3 de abril de 2012

Abril chegou e estamos esperando vocês!

Queridos amigos,

O Projeto Musica per Bambini está a mil! Crianças chegando e novas turmas se formando! Estamos muito felizes. Se você não trouxe seu filho, filha, neto, neta, afilhado, afilhada, sobrinho ou sobrinha para fazer aulas de música conosco, não pode mais perder tempo!

Temos turmas para bebês (a partir do nascimento) até os pequenos completarem seis anos. As turmas são divididas conforme o desenvolvimento geral da criança e estamos com uma variedade de horários que pode atender até as famílias com agenda bem apertada.

Para entrar em contato conosco, basta ligar ou enviar um e-mail. Os números são (51) 3012-8245 e 9812-7762 e o endereço eletrônico é musica.bambini@gmail.com.

Uma ótima semana a todos!

28 de março de 2012

Pós-Graduação em Pedagogia na UniRitter



Caros amigos do Projeto

Se tem outra coisa que ocupa um pedacinho do coração profissional da Profe Paula além do Musica per Bambini é a oportunidade de passar adiante o que aprendi sobre Educação para outros profissionais. Trabalhar com professores ávidos por fazer a diferença em suas comunidades enche a gente de esperança e felicidade. 

Essa parceria com a UniRitter começou ano passado, como professora convidada na Graduação em Pedagogia e em um grande curso de Extensão em parceria com a prefeitura de Viamão. Nesse ano, novamente passei pela graduação, na disciplina da professora Andréa Bruscato e agora preparo-me para compor a equipe da pós-graduação no curso "O ciclo de alfabetização: desafios da escolaridade obrigatória a partir dos 4 anos".


O ciclo da alfabetização: 
desafios da escolaridade obrigatória a partir dos 4 anos

Antecipando-se à obrigatoriedade da escolarização das crianças desde os 4 anos de idade e considerando a não retenção das crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu "O ciclo da alfabetização: desafios da escolaridade obrigatória a partir dos 4 anos" tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental a fim de ressignificar as práticas pedagógicas dos educadores e compreender o ciclo de alfabetização como um bloco contínuo, na perspectiva do letramento, da valorização das culturas da infâncias da inclusão social pelo conhecimento.

COORDENAÇÃO 

Prof.ª Maria Luiza de Souza Moreira

PÚBLICO-ALVO 

O curso destina-se a professores, supervisores, orientadores e educadores em geral atuantes ou interessados em atuar no Ensino Fundamental e na Educação Infantil com foco na organização do ensino e na ação pedagógica no ciclo da alfabetização e sua relação com os desafios da obrigatoriedade da educação básica a partir dos 4 anos, ou seja, atuando junto às crianças dos 4 aos 8 anos de idade.

O CURSO

Período de realização
de março de 2012 a julho de 2013.

Horário das aulas
Segundas e terças, das 19h às 22h e 40min.

24 de março de 2012

Concerto da Orquestra Villa-Lobos


na próxima quarta feira, dia 28 de março, às 19h
na escadaria da Igreja das Dores, 
integrando a programação da Semana de Porto Alegre

Entrada franca

Orquestra Villa-Lobos é o resultado do trabalho de educação musical desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos. No próximo mês a Orquestra completará 20 anos de atividade proporcionando a mais de 800 crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, periferia de Porto Alegre, a inclusão social por meio da arte, desde a musicalização infantil ao ingresso no curso superior de música e à inserção no mercado de trabalho. A iniciativa é mantida pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e conta com vários parceiros, entre eles, Instituto Cultural São Francisco de Assis, Banrisul e Petrobras.  A Orquestra Villa-Lobos é vencedora de prêmios como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul e Prêmio Líderes & Vencedores 2009 e já realizou mais de 850 concertos no Brasil - Porto Alegre e interior do RS, Brasília (DF), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) – e no Mercosul para público superior a 220 mil pessoas. A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto.

Orquestra Villa-Lobos
O Concerto será apresentado por 40 integrantes e no programa constam obras de Heitor Villa-Lobos, Lennon e McCartney, Milton Nascimento, Stevie Wonder, Ary Barroso e Waldir Azevedo, entre outros.

CONTATO
Cecilia Rheingantz Silveira
ORQUESTRA VILLA-LOBOS

22 de março de 2012

Da nuvem até o chão...

Hoje, dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. É um dia para lembrar que somos dependentes de uma preciosidade que pode, por nosso descuido, ficar bem difícil de conseguir. Esse dia é hoje porque no dia 22 de março de 1992, ou seja, há 20 anos a Organização das Nações Unidas tornou público um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Foi uma maneira encontrada de tentar tornar de cada um, algo que é de todos nós.

Os direitos da água são facilmente encontrados em sites na Internet, como neste aqui. E hoje o secretário-Geral da ONU, Sr. Ban Ki-moon postou mensagem que você pode ler clicando aqui.

Agora, para os pequenos curtirem canções bem aquáticas, temos algumas sugestões:

Água, do CD Canções de Brincar - Palavra Cantada

Noé, do CD Mil Pássaros e do DVD Clipes - Palavra Cantada

O Rio, do CD Infinito Particular - Marisa Monte

Águas de Março, com Elis Regina e Tom Jobim


Planetinha Água, do CD de mesmo nome do Beto Herrmann


Canção Água - Djavan


Water Dreams de Philip Glass


9 de março de 2012

Musicalização para Professores

Curso de Musicalização para Educação Infantil e Séries Iniciais

Organização: Professora Patrícia Kebach


A proposta deste trabalho é a de oferecer aos participantes noções sobre a prática pedagógica musical baseada em uma teoria interacionista e construtivista, para que possam implantar a nova lei que obriga o ensino da música nas escolas, de modo significativo. Pretende-se sugerir instrumentos pedagógicos, divulgar descobertas na área do desenvolvimento musical e as revisões bibliográficas sobre o tema, relacionando teoria e prática da forma mais clara possível. 

Os participantes do curso terão a possibilidade de aprofundarem suas construções musicais, agindo sobre a música de diversos jeitos: em forma de organizações sonoras variadas, criações musicais individuais e coletivas, expressões, execuções e apreciações musicais ativas, com o objetivo de uma construção estética mais profunda e crítica e também visando a uma sensibilização e desenvolvimento progressivo em relação aos elementos da linguagem musical. O ambiente gerado será o da livre expressão artístico-musical, através da realização dos desafios e tarefas musicais específicas, num ambiente construtivista de trabalhos em grupo. Essa sensibilização para o aspecto diversificado e criativo musical é importante para que os participantes tomem consciência da essencialidade de um fazer musical expressivo, autônomo, cooperativo e criativo.

Público-alvo: professores da educação infantil, professores dos anos iniciais, coordenadores, orientadores, diretores de escola, acadêmicos dos cursos de licenciaturas.

Período:
de 30 de março a 18 de agosto

Local: Campus da FACCAT

Investimento: R$ 230,00 (acadêmicos) e R$ 250,00 (comunidade) (em até 4 parcelas)

Carga horária: 60h

Período de inscrições: até 27 de março

Inscrições: www.faccat.br



Promoção: Curso de Pedagogia

8 de março de 2012

Per tutti!

Mamães, papais, vovós, dindos!

Tudo bem? 

Nosso Projeto tem tido uma grande procura, estamos muito empolgados para o belíssimo ano que temos pela frente. Face a isto, avisamos que estamos com horários variados já abertos para todas as faixas etárias, mas isto não é tudo: se você acha que nós não teremos um horário que se adeque a sua rotina e a rotina de seu filho, espere! Temos, SIM, um horário esperando você. Duvida? Ligue para nós e descubra!

P.S.: Vocês viram as fotos de nosso espaço na sessão "Galeria"? Clica aqui, ó!

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Gostam de samba?

4 de março de 2012

Eu construo, tu constrói!

Caros amigos do Musica per Bambini 


Essa semana tivemos a novidade do lançamento de nossa página no Facebook. Foi um grande sucesso e já temos mais de 110 amigos que "curtiram" a página. Para fazer jus aos amigos e colaboradores do Projeto, que se juntaram a nossa causa, nada melhor do que retribuir não só com o cuidadoso trabalho do Musica per Bambini, mas também com conteúdo que informa e ajuda nosso público, não é mesmo? 

Acabei de receber meu exemplar da revista "Nova Escola". Atualmente é a revista de banca mais famosa de Educação aqui no país. É, também, democrática teoricamente, pois permite que educadores das mais diversas correntes pedagógicas e epistemológicas se manifestem, todos em prol de enriquecer a prática profissional daquele professor que está no "campo de batalha". 


A capa da Edição Nº250 (março, 2011) traz uma ótima reportagem sobre o conceito do ERRO em sala de aula. E isto tem tudo a ver com o que a teoria por trás do Projeto Musica per Bambini. Comecei a ler o artigo e fiquei tão feliz com a didática que foi aplicada para demonstrar o conteúdo. É por isso que não me surpreendi quando um dos colaboradores era meu querido professor Fernando Becker (UFRGS). Depois de uma longa introdução, vamos ao que interessa? 

Em nossa aula de música, o familiar adulto da criança (aluno) se pergunta o que eu estou esperando de reação dos pequenos quando proponho uma atividade. Em alguns casos, observamos certa ansiedade para que a criança realize o que foi solicitado de maneira correta e convencional. Imaginem algumas cenas a partir da descrição mais visual que tentei fazer:

Exemplo 1) Com uma caixa de instrumentos de percussão variados cria-se certa expectativa em que a criança identifique uma baqueta como uma extensão do próprio braço, um tambor como algo que se percute e uma pulsação constante como a freqüência certa para operar o instrumento. 

Exemplo 2) Em uma dança de roda com alguns movimentos coreográficos (bater palmas, girar no próprio eixo, dirigir-se para o centro do círculo e para fora, etc.) espera-se que a criança consiga dar a mão para qualquer colega (pegue o mais próximo e resolva-se) saiba para que lado ir, quanto tempo manter-se no "circulo imaginário", soltar as mãos, realizar os movimentos em acordo com a canção e mostrar, mais do que tudo, satisfação plena com a brincadeira, tendo ou não realizado-a da forma "correta" que os adultos esperam. 

Exemplo 3) Hora de ficar quieto para uma "massagem musical". Ora! A música é lenta e um pouco melancólica. A letra fala da relação entre pai e filho. Se a criança não deita no lugar apropriado e se entrega ao momento é sinal de dispersão, transgressão e, mais do que tudo, não tem vocação para as artes, precisamos levá-los para uma prática esportiva! 

Esses três exemplos refletem, de forma caricata, o comportamento de alguns adultos que circundam o universo da criança e, infelizmente, a prática de alguns professores. E a explicação de como um professor construtivista e interacionista enxerga essas atividades estão bastante bem descritas nas páginas 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46 e 47 da Revista que falei lá em cima. 

Lidar com o erro não significa induzi-lo, não significa sonegar informações sobre como as coisas devem ser, não significa que cada criança devesse criar um mundo só seu, nomeando as coisas a seu bel-prazer inventivo, ou usando uma baqueta para coçar a orelha do início ao fim do ano. Essa é a primeira lição. 

Lidar com o erro significa permitir que a criança se detenha a imprescindível tarefa da exploração sem culpa e sem cobranças onde possa ver se, aquilo que já sabe sobre as coisas (os tais dos esquemas e estruturas de Piaget), funciona na situação nova. Por exemplo: "Hm! Baqueta tem formato de cotonete; mamãe limpa meu ouvido e umbigo todo dia com um assim; Já sei o que vou fazer!". Se essa exploração for "mal-sucedida" (não coube na orelha!!) provocará um desequilíbrio cognitivo na criança, o qual será a porta de entrada para a criação de novidades sobre como usar a baqueta. É assim o tempo todo, com todos nós. Essa é a segunda lição. 

Deixa explorar, deixa descobrir!
Lidar com o erro significa que, quando proponho uma atividade, com vistas a construção do conhecimento, não me interessa apenas o sucesso na execução de uma tarefa, pois isso demonstra o que já foi construído. Interessa-me, na verdade, compreender, através de sua atitude, o esforço que a mente está fazendo para resolver "o problema". É esse esforço, as tomadas de decisão da criança, que vão me ajudar a diagnosticar o pensamento dela e, ao mesmo tempo, provocar que novas aprendizagens aconteçam (sim, as redes neurais se ampliam nesse momento!). Essa é a terceira lição. 

Eu, como professora, preciso estar atento para oferecer ao grupo (ou a cada criança) uma tarefa para "resolver" que permita esse processo, esteja no limiar superior do que ela já é capaz de resolver bem. Ao mesmo tempo, a atividade não pode ser tão inacessível que a não-realização frustre a criança (ainda mais quando a criança consegue mais ou menos entender os enunciados e o que eu sugeri que fizéssemos). A escolha da atividade certa é o grande desafio do professor. Essa é a lição mais importante. 

As vezes, uma roda é assim...
O erro nos ajuda a diagnosticar como a criança pensa. O erro ajuda a criança a sentir necessidade de criar um novo jeito de resolver o problema. Permitir o erro e, a partir dele, jogar estrategicamente com a criança para ela descobrir que a resposta "ao problema" não funciona e que ela necessita de outro jeito de pensar, agir, escrever, dançar para funcionar é, para mim, o que significa a "divina arte docente". 

Deu pra compreender um pouquinho? Esse tópico, com mais exemplos práticos e explicações, voltará em breve. Um abraço a todos!

1 de março de 2012

Profe Paula no rádio (de novo)

Pessoal!


No próximo domingo, a Rádio da Universidade irá reprisar o programa onde falo um pouco de minha trajetória e da vida com os bebês. Além do início do Projeto Musica per Bambini. Esse programa foi ao ar em junho de 2011. Se não quiserem esperar ou não der pra ouvir no dia, é só clicar aqui e ouvir a gravação!


Esse programa é apresentado pela queridíssima jornalista Ana Laura Freitas e chama-se "Música em Pessoa"!




É no dia 4 de março de 2012
As 11h da manhã
Na Rádio da UFRGS
Sintonia 1080 AM

Um abraço, Profe Paula

22 de fevereiro de 2012

Para ser feliz é preciso...

Caros amigos!

Tudo bem?

No mes de janeiro, um fenômeno publicitário chegou em nossos e-mails, nas redes sociais que frequentamos e nas páginas de notícias que nos informamos. O bebê que dava gargalhadas ao ver e ouvir seu pai rasgar uma folha de papel. Era a propaganda de um banco. Na hora, eu achei estranho porque um outro vídeo igual já havia corrido os mesmos sites, mas não foi para a televisão. Eu prefiro esse vídeo mais antigo, pois o bebê participa da bagunça, ele participa da ação de rasgar e, disparado, a reação do adulto (papai) é superespontânea! O video é esse aqui ó:


Mas, o que eu queria dividir MESMO hoje com vocês é uma reportagem linda, que se chama "70 maneiras de fazer seu filho sorrir". São ideias divertidas para brincar junto com os pequenos. Isso me lembrou nosso trabalho no Musica per Bambini, porque uma das coisas que prezamos em nossas aulas é que os pais entendam alguns dos princípios que usamos para criar nossas atividades para que possam reproduzí-las ou inovar o brincar dentro de casa.

Olhem algumas das sugestões:

8 - Montem uma banda improvisada juntos. Vale pegar qualquer coisa em casa que faça barulho e tocar uma música bem animada. 
35 - Ensine a ele uma BRINCADEIRA DA SUA INFÂNCIA. Vale passa-anel, amarelinha, bolinha de gude, rodar o pião etc. 
48 - Brinquem de Você Inventa a Letra: peguem uma música conhecida e criem uma nova história sem pé nem cabeça. Vai ser muito engraçado! 
68 - Deixe-o ensinar a você alguma coisa. Ele ficará orgulhoso. Vale uma música, uma brincadeira etc.


Para ler a matéria completa, visite o site da Revista Crescer:


26 de janeiro de 2012

Superação e ambiente rico

Pessoal,

A notícia que hoje posto ela não é sobre o Projeto, nem aconteceu aqui em Porto Alegre, e sim em West London, no Reino Unido. Ela fala sobre superação, resiliência e, principalmente, a diferença que um ambiente rico e estimulante pode fazer na vida de uma criança, inclusive podendo ser definitivo sobre a possibilidade do indivíduo ter uma vida normal ou não. 

Dois meninos nasceram gêmeos, um deles desenvolveu, de forma muito precoce, um tumor cerebral. No início, o diagnóstico foi confundido com outras desordens de comportamento, mas logo em seguida já se sabia que não era isso. Então, a família operou e utilizou-se de tudo que a tecnologia médica tem para oferecer, mas o diferencial mesmo foi o pós-operatório, onde o irmão gêmeo foi uma peça-chave.



Em meio a brincadeiras, disputas infantis, desafios que ora envolviam COMPETIÇÃO, ora envolviam COOPERAÇÃO, os dois passaram a desenvolver-se melhor. O menino que havia passado por todo o processo da doença não foi discriminado e, aproveitou os desafios propostos todo o tempo para ajudar em sua recuperação. O irmão que não teve tumor foi uma fonte inesgotável de amor e estímulos para o outro aproveitar. Que tal, hein?

Essa prova material, que acontece todos os dias na casa de milhares de pais dedicados que não medem esforços para aumentar as possibilidades de mundo de crianças com necessidades especiais anonimamente, emociona pois nos mostra que a riqueza de um ambiente pode transformar a vida de qualquer indivíduo. Essa é a responsabilidade diária de um professor, lidando com crianças com quaisquer características (com ou sem necessidades especiais). 

É preciso perguntar-se sempre: estou fazendo tudo o que posso hoje para oferecer o melhor para os meus alunos?



Um abraço a todos!


4 de janeiro de 2012

Feliz Ano Novo!

Queridos Amigos!

Mais de um mes se passou desde a última vez que postamos mensagens aqui no blog, mas agora voltamos a toda para um segundo e maravilhoso ano com vocês por aqui no Projeto Musica per Bambini. Isso mesmo! O Projeto volta a suas atividades no próximo dia 10 de janeiro, com aulas para todas as idades, em diversos horários (inclusive aos sábados).

Estamos preparando muitas novidades para os alunos que ficarão aí no verão, para aqueles que irão retomar as aulas em março e para as novas famílias que se juntarão a nós, as quais estamos ansiosos para conhecer! Novas atividades, novas músicas, novos horários e turmas para não deixar ninguém de fora. Que tal?

Bom, este post também é para desejar um ótimo 2012 a todo mundo! Que o ano seja cheio de saúde e paz, de diversão e surpresas, de novas descobertas e reencontros! Vocês estão prontos para tudo isso??

Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer

22 de novembro de 2011

Feliz Dia do Músico!

Queridos leitores!

Hoje é Dia de Santa Cecília, uma santa cristã que teve uma profunda ligação com a música durante sua vida. Mesmo as pessoas não devotas ou com outros credos consideram dia 22 de outubro como o Dia do Músico, que consagrou-se por Cecília ter se tornado a padroeira destes profissionais. Então, o projeto Musica per Bambini vem hoje dizer "FELIZ DIA DO MÚSICO!" a todos os pequeninos artistas das nossas aulas!

Um beijo a todos!

 

5 de novembro de 2011

Feira do Livro de Porto Alegre

Pessoal!

Tem mais uma semana e acabou! Corram lá! Ontem, fui à Feira do Livro de Porto Alegre, que está linda e fácil de passear com os bambini. Fizeram as reformas e está mais espaçoso, as bancas mais afastadas umas das outras e tudo muito fácil de ver, examinar e comprar. A maioria das bancas com sistema de cartão, como já fazem há algum tempo, e um atendimento cuidadoso, de quem está comemorando estar ali, para mostrar produtos, alavancar vendas ou fazer contatos. 
Falei para todas as mães, eu acho, mas falo aqui de novo: na banca Distribuidora de Livros Don Quixote (que fica perto do Margs, do lado da banca Dulcinéia - não sei se é proposital) é onde encontram-se os livros da Ática. Para as crianças não alfabetizadas eles têm muitíssimas opções: coleções de todas as cores, formatos e preços. Têm livros (como os da coleção Pingos!) por R$10,00, outros como da coleção Gato e Rato, por R$18,50 (o preço de loja é em média R$24,90), da coleção Lele da Cuca, da coleção Toc Toc e da coleção Estrelinha. Eu vi, lá também, mil livrinhos do desenho Charlie e Lola e tantos outros que quase enlouqueci. 


R$18,50 cada livrinho!
Tem uma banca só de livros pop-up lá na Feira do Livro...



*A imagem dos livros da Ática foram retiradas do blog cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com
*O livro pop-up que aparece aí em cima se chama O Jardim Encantado das Fadas

2 de novembro de 2011

Ponto de Partida e Meninos do Araçuaí

Caros amigos,

Hoje trago uma notícia transversal ao projeto Musica per Bambini. Estará em nossa cidade um espetáculo lindo, que se chama Pra Nhá Terra e é do grupo mineiro Ponto de Partida (uma companhia teatral brasileira importantíssima) junto com os Meninos de Araçuaí (grupo de meninos que estavam em situação de vulnerabilidade social que trabalham pela arte). Os papais se emocionam muito com a música de dançar que usamos, que se chama Amanhecer. Para quem não lembra, coloquei no YouTube para vocês:


Essa música postada é do CD Roda que Rola (espetáculo anterior do grupo), um ítem daqueles TEM-QUE-TER na coleção de cds dos filhotes, porque narra uma história, é lindo. Além disso, é um presente bacana (fica uma dica aí!). 



Ah! Sabe porque comecei dizendo que a notícia era transversal ao Musica per Bambini? Porque dependendo da experiência prévio dos picorruchos em espetáculos, talvez seja um pouco impactante demais. Por isso, minha sugestão é que vocês vejam o clipe do espetáculo (abaixo) e avaliem. Os maiores, todavia, tem uma oportunidade única de ver um belíssimo trabalho musical e teatral do Brasil. 


A função vai ser no Theatro São Pedro, nos dias 19 e 20 de novembro. Acesse aqui a página do teatro.