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17 de março de 2011

Bons CDs infantis

Olá a todos!

Há nessa vida algumas perguntas que recorrem no trabalho do professor de música. Uma delas é sobre "boa música infantil". Que discos devo comprar para ouvir com meu filho ou para ele ouvir sozinho, na hora do sono, do mamá, da brincadeira? Hoje em dia, a oferta de música infantil é muito grande. Quem vive de música (selos, gravadoras, artistas) sabe que é um bom filão comercial e sabe, também, que precisa andar rápido e ser esperto para conquistar os ouvidos de mães, pais e crianças. O que a mídia faz por si, que é divulgar grandes artistas que cantam para o público infantil e infanto-juvenil, eu não preciso fazer aqui. Luan Santana, Restart e High-School Musical (minha seleção está um pouco 2010 ainda, né?) vocês ouvem na televisão e no rádio e podem decidir se gostam ou não, se querem que os pitocos ouçam ou não. Outras coisas, vou sugerir agora.

Os CDs do Palavra Cantada

Eu tenho um amor muito grande por este selo. Faz dez anos que conheço e que uso em sala de aula. Não sei o que prefiro mais: os arranjos de músicas folclóricas ou as canções compostas pela própria dupla Paulo Tatit e Sandra Peres ou seus colegas, porque o Palavra tem trabalhos dos dois tipos. Os CDs com música folclórica me arrepiam. São ricos, apresentados com bons instrumentos, com arranjos cheios de sacadas geniais, ficam longe da mesmice. O repertório próprio tem algumas preciosidades, que já são standards do setlist mirim: Sopa (que que tem na sopa do neném?), Ciranda (a do tatu-bolinha), Eu (perguntei para o meu pai, 'pai, onde é que cê nasceu?'...), Criança não trabalha... e tantas outras. 

Sugestões de Consumo:

Dos 0 a 2 anos: Cds Meu Neném, Canções de Ninar, Cantigas de Roda e Canções de Brincar

Dos 2 a 4 anos: Cds Canções de Ninar, Cantigas de Roda, Canções de Brincar, Canções Curiosas e Pé com Pé

Dos 4 a 6 anos: Canções Curiosas, Pé com Pé, Carnaval Palavra Cantada, Dois a Dois e Pandalelê

DVDs: Clipes (para qualquer criança), Pé com Pé (para os maiorzinhos que conhecem o CD), Palavra Cantada 10 anos (para os maiorzinhos que já conhecem os hits, pois não tem muitos recursos visuais, é o show)

Outros bons trabalhos em CDs infantis:

De Porto Alegre, Kitty Driemeyer e seu "Conversa de Bicho"

Clássicos, como A Arca de Noé I e II (de Vinícius de Moraes), Saltimbancos (do Chico Buarque) ou Casa de Brinquedos (do Toquinho) 

Febre de 2009, Adriana Calcanhoto grava "Adriana Partimpim" e todo mundo adora

As "Cantigas de Roda" e "Meu Pé, Meu Querido Pé" do Hélio Ziskind ou os cds do Cocoricó, do mesmo artista

Um CD que eu amo demais é o Roda que Rola, que tem uma história por trás (da confecção do próprio CD) e as canções são parte de uma história contada no CD (deu pra entender?) 

Os CDs com sons de caixinha de música vão ao gosto do freguês. Eu uso em aula se preciso, mas não gosto de escutar, acho cansativo. Haverá crianças que se acalmarão com esse tipo de sonoridade, porém não há ciência que tenha comprovado que esta música é melhor para o bebê ouvir. É mito.

Xuxa, Barney, Galinha Pintadinha, Backyardigans têm um bom apelo junto às crianças, ainda mais quando vêm acompanhado de vídeos hipercoloridos. Ouçam, usem quando for necessário, pulem, brinquem, não faz mal, mas as sonoridades desse material, em geral, não são muito ricas. Instrumentos sintetizados, com pouca variação e criatividade. Vozes pasteurizadas, as vezes incluindo gritos e aqueles "gemidinhos" loiros. Bate-estaca permanente atrás que, apesar de agitar a casa e fazer todo mundo dançar, não dá muita oportunidade para as crianças construírem, a partir disso, um repertório sonoro mais enriquecido.

A ordem é diversificar, conhecer. Não há música que faça mal. Aproveitem!

Até a próxima.

15 de março de 2011

Novidades

Caros amigos e famílias,

Faltam pouco mais de dez dias para o início das aulas do projeto Musica per Bambini. Estamos trabalhando bastante para deixar tudo perfeito. A equipe é formada por mim, Paula, e pelo Jota, meu grande paceiro, que além do suporte ao empreendimento, está a frente da coordenação musical do projeto. Cada atividade e cada momento da aula está sendo cuidadosamente pensado para oferecer um material artístico rico. A aula de música, acreditamos, é um momento único para oferecer às crianças e a suas famílias mais cultura, mais arte e diversidade. Aliado a isso, entra meu papel: provocar e despertar a curiosidade e realizar atividades que desafiem as crianças de uma maneira lúdica. Minha paixão é justamente essa: o estudo de como se dá o desenvolvimento infantil e o desenvolvimento musical.

Os pais que ficarem curiosos sobre as aulas podem telefonar para tirar todas as dúvidas, saber sobre a organização de horários, de turmas, valores, etc. Também, aqueles que não conhecem o trabalho podem fazer uma aula experimental, dar-se a chance de se apaixonar por um momento único  dedicado ao seu filho.

Para ligar, o telefone é (51) 3012 82 45. Estamos esperando!

Porque criança... é tudo de bom!

(foto gentilmente cedida pela família Thomé)

13 de março de 2011

Divulgação

Aos amigos que desejarem divulgar o trabalho, minha sugestão é clicar em "Share this on Facebook" na coluna da direita deste blog, fazer o login em seu Facebook e seguir as instruções. A mesma coisa no link "Tweet this", onde você pode remodelar a frase para enviar aos seus seguidores do Twitter.

É possível, também, copiar a imagem abaixo, adicioná-la em seus álbuns ou em uma mensagem de e-mail e colocar um link para http://musicaperbambini.blogspot.com/.




Para outras informações clique em contato, no menu ali em cima.

Contato

As aulas de música acontecem no Centro Histórico de Porto Alegre: região arborizada, de fácil estacionamento e segura. 



Para conhecer o espaço, ter mais informações sobre o curso de musicalização e agendar aula experimental, você pode entrar em contato pelos seguintes meios:

Por telefone, através do número (51) 3012 8245 ou por e-mail, através do endereço pcpecker@gmail.com

A Profe

Chamo-me Paula Cavagni Pecker, sou gaúcha de Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil). Sou licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mesma Universidade que fiz meu mestrado em Educação. Fui professora de escolas específicas de música e do curso de Música da UFRGS. Hoje em dia, ministro cursos de formação de professores para educadores pedagogos e profissionais da minha área, dedico-me à pesquisa em educação musical e, claro, ao projeto Musica per Bambini.

Ao longo dos últimos dez anos, vinculei-me ao estudo do desenvolvimento musical infantil e a prática da musicalização para bebês e crianças em idade pré-escolar. O início aconteceu através "Música para Bebês - primeiros encontros com a música", projeto de extensão universitária que a mesma universidade na qual me formei ofereceu entre os anos 1999 e 2010. Em parceria com a coordenadora deste projeto, a Dra. Esther Beyer, aprendi e desenvolvi a metodologia para a educação musical nesta primeira fase de vida das crianças. O trabalho e a dedicação desta professora, um dos grandes nomes da área no Brasil e no mundo, com pesquisas em parceria com universidades alemãs e participação em eventos em diversos países, é a grande fonte de inspiração do projeto Musica per Bambini.

Para quem quiser conhecer minha trajetória acadêmica, disponibilizo meu Currículo Lattes. Para visualizá-lo, clique aqui ou cole o endereço http://lattes.cnpq.br/1447308506260770 no seu navegador.

O Projeto

Musica per Bambini é o nome do novo projeto, oferecido na cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil), para a educação musical de bebês e crianças até cinco anos. O objetivo que traçamos é o de proporcionar uma educação musical de qualidade, cuidadosa com o perfil individual de cada criança e de cada família. O diferencial de nossa proposta é adequar as atividades, cuidadosamente selecionadas e criadas para cada faixa etária e grupo, a um ambiente tranqüilo e aconchegante.

Essas características regeram a concepção do espaço e do trabalho oferecido às famílias. Aliado a isso, a professora Paula Cavagni Pecker, licenciada em música e mestre em educação, traz sua experiência de dez anos trabalhando com bebês e crianças em diversos contextos e a permanente pesquisa sobre o estado da arte da educação musical infantil no Brasil e no resto do mundo.

As aulas tem freqüência semanal por um período de uma hora ou um pouco mais, acontecem em grupos, divididos por faixa etária e desenvolvimento das crianças. Os acompanhantes responsáveis (mãe, pai, avós, babá, dinda, etc.) permanecem no ambiente, interagindo com as crianças durante as aulas até atingirem, pelo menos, três anos de idade. 

As atividades são diversificadas e obedecem uma rotina que propicia às crianças a sensação de segurança para explorar as novidades oferecidas a cada aula. O ambiente é cuidadosamente preparado em termos de segurança e higiene, permitindo que a aula aconteça com tranqüilidade.

Estamos esperando vocês. Venha ter essa experiência única com seu filho!