Menu

17 de março de 2011

Bons CDs infantis

Olá a todos!

Há nessa vida algumas perguntas que recorrem no trabalho do professor de música. Uma delas é sobre "boa música infantil". Que discos devo comprar para ouvir com meu filho ou para ele ouvir sozinho, na hora do sono, do mamá, da brincadeira? Hoje em dia, a oferta de música infantil é muito grande. Quem vive de música (selos, gravadoras, artistas) sabe que é um bom filão comercial e sabe, também, que precisa andar rápido e ser esperto para conquistar os ouvidos de mães, pais e crianças. O que a mídia faz por si, que é divulgar grandes artistas que cantam para o público infantil e infanto-juvenil, eu não preciso fazer aqui. Luan Santana, Restart e High-School Musical (minha seleção está um pouco 2010 ainda, né?) vocês ouvem na televisão e no rádio e podem decidir se gostam ou não, se querem que os pitocos ouçam ou não. Outras coisas, vou sugerir agora.

Os CDs do Palavra Cantada

Eu tenho um amor muito grande por este selo. Faz dez anos que conheço e que uso em sala de aula. Não sei o que prefiro mais: os arranjos de músicas folclóricas ou as canções compostas pela própria dupla Paulo Tatit e Sandra Peres ou seus colegas, porque o Palavra tem trabalhos dos dois tipos. Os CDs com música folclórica me arrepiam. São ricos, apresentados com bons instrumentos, com arranjos cheios de sacadas geniais, ficam longe da mesmice. O repertório próprio tem algumas preciosidades, que já são standards do setlist mirim: Sopa (que que tem na sopa do neném?), Ciranda (a do tatu-bolinha), Eu (perguntei para o meu pai, 'pai, onde é que cê nasceu?'...), Criança não trabalha... e tantas outras. 

Sugestões de Consumo:

Dos 0 a 2 anos: Cds Meu Neném, Canções de Ninar, Cantigas de Roda e Canções de Brincar

Dos 2 a 4 anos: Cds Canções de Ninar, Cantigas de Roda, Canções de Brincar, Canções Curiosas e Pé com Pé

Dos 4 a 6 anos: Canções Curiosas, Pé com Pé, Carnaval Palavra Cantada, Dois a Dois e Pandalelê

DVDs: Clipes (para qualquer criança), Pé com Pé (para os maiorzinhos que conhecem o CD), Palavra Cantada 10 anos (para os maiorzinhos que já conhecem os hits, pois não tem muitos recursos visuais, é o show)

Outros bons trabalhos em CDs infantis:

De Porto Alegre, Kitty Driemeyer e seu "Conversa de Bicho"

Clássicos, como A Arca de Noé I e II (de Vinícius de Moraes), Saltimbancos (do Chico Buarque) ou Casa de Brinquedos (do Toquinho) 

Febre de 2009, Adriana Calcanhoto grava "Adriana Partimpim" e todo mundo adora

As "Cantigas de Roda" e "Meu Pé, Meu Querido Pé" do Hélio Ziskind ou os cds do Cocoricó, do mesmo artista

Um CD que eu amo demais é o Roda que Rola, que tem uma história por trás (da confecção do próprio CD) e as canções são parte de uma história contada no CD (deu pra entender?) 

Os CDs com sons de caixinha de música vão ao gosto do freguês. Eu uso em aula se preciso, mas não gosto de escutar, acho cansativo. Haverá crianças que se acalmarão com esse tipo de sonoridade, porém não há ciência que tenha comprovado que esta música é melhor para o bebê ouvir. É mito.

Xuxa, Barney, Galinha Pintadinha, Backyardigans têm um bom apelo junto às crianças, ainda mais quando vêm acompanhado de vídeos hipercoloridos. Ouçam, usem quando for necessário, pulem, brinquem, não faz mal, mas as sonoridades desse material, em geral, não são muito ricas. Instrumentos sintetizados, com pouca variação e criatividade. Vozes pasteurizadas, as vezes incluindo gritos e aqueles "gemidinhos" loiros. Bate-estaca permanente atrás que, apesar de agitar a casa e fazer todo mundo dançar, não dá muita oportunidade para as crianças construírem, a partir disso, um repertório sonoro mais enriquecido.

A ordem é diversificar, conhecer. Não há música que faça mal. Aproveitem!

Até a próxima.

Um comentário:

  1. Ola, Bom dia, vendo cds independentes com livros de feltros e dedoches, nosso Grupo Conto & Cena, realiza um trabalho autoral para crianças de 0 a 6 anos, agradeço o acesso ao nosso blog www.contoecena.com

    ResponderExcluir